Caranguejos na Feira do Jd. Verônia – SP – Foto: Rodrigo Maia
Embarcamos cedo em mais uma diária, ou meia-diária de filmagens do projeto Cine B.O., que visa a produção de filmes em Super 8 e é financiado pelo VAI. A feira escolhida foi a do Jardim Verônia, bairro nosso, aqui do Ermelino Matarazzo. A feira mais tradicional desse bairro de uma população maiormente nordestina.
Ozana, depoimento, frutas. Foto: Rodrigo Maia
A etapa São Paulo de filmagens desta curta-metragem tem uma particularidade incomun. Aqui com o suporte digital, iniciamos a fase mais documental do projeto, onde saímos perguntando para os feirantes e alguns transeuntes o que achavam da feira ter a obrigatoriedade de acabar meio-dia e meia para as barracas como horti-fruti e peixaria e uma e meia para as barracas de pastel e caldo de cana. As respostas foram as mais variadas, alguns preferiam ir embora mais cedo, outros gostariam que a comunidade adquirisse o hábito de ir à feira mais cedo, outros acham que deveria voltar ao normal, mas a maioria concorda que os lucros caíram cerca de 50% em relação ao antigo horário, que era entre catorze e quinze horas.
Entrevista tiozinho. Foto: Ozana Sousa & Sousa
Melhores frases do dia:
“Posso fotografar sua banana?”;(nosso fotógrafo)
“Eu prefiro que a feira acabe mais tarde. Não quero abrir a porta de casa mais cedo e ouvir bater a porta do fundo”;(o conformado)
“A culpa é do Kassab!”(várias vezes);
“Isso é uma manobra do grupo Pão de Açúcar que ameaçou demitir 380 mil funcionários se a feira não tivesse seu horário reduzido!”(bora averiguar)
Grafitti e Feira. Foto: Carla Soares
Texto: Rodrigo Sousa & Sousa