COM DÉBORA BUTRUCE E LILA FOSTER
23/11 (ter) e 25/11 (qui), de 18h30 às 20h30
November 23 (Tue.) and November 25 (Thu.) from 6:30PM to 20:30PM (Brazilian time)
Inscrições gratuitas AQUI até 19/11
OBS: O curso será ministrado em português, via plataforma zoom, com limite de 90 vagas. / NOTE: The course will be conducted in Portuguese, through the zoom platform, with a limit to 90 places
Quando o cinema surgiu, ele era visto como uma arte sem futuro já que
pautado pela efemeridade, seja por conta da fragilidade do seu suporte,
dos momentos únicos de uma exibição ou mesmo pela falta de entendimento
acerca da importância da preservação da nossa memória audiovisual.
O curso “Os caminhos da preservação audiovisual no Brasil” apresentará
a filosofia da preservação audiovisual e o percurso histórico da área no
Brasil, introduzindo os princípios que regem o intricado caminho da preservação
de um filme, em seus mais variados formatos, com especial atenção
para as especificidades das películas em 16mm. Afinal, por que devemos
preservar o patrimônio audiovisual brasileiro? Quais são os fundamentos
teóricos, metodológicos e técnicos que balizam a preservação audiovisual?
Qual o papel das instituições de salvaguarda na preservação da história
do cinema brasileiro?
_________
When cinema emerged, it was seen as an art with no future as it was based
on ephemerality, whether because of the fragility of its support, the unique
moments of an exhibition or even the lack of understanding about the importance
of preserving our audiovisual memory.
The course “The paths of audiovisual preservation in Brazil’’ will present the
philosophy of audiovisual preservation and the historical path of the area in
Brazil. It will introduce principles that govern the intricate path of film preservation,
in its most varied formats, with special attention to the specifics
of 16mm films. After all, why should we preserve the Brazilian audiovisual
heritage? What are the theoretical, methodological and technical foundations
that guide audiovisual preservation? What is the role of safeguard
institutions in preserving the history of Brazilian cinema?