SUPER 8 CARIOCA
MONOCELULAR Dir: Felipe Cataldo [ 2009 . 13’ Brasil. Super 8 >> digital ]
O CINEMA SEGUNDO LUIZ RÔ, Dir: Renato Coelho [ 2013 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
SUPER-DIÁLOGO, Dir: Coletivo Filé de Peixe [ 2013 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
E O AMOR FOI SE TORNANDO CADA DIA MAIS DISTANTE, Dir: Alexander de Moraes
[ 2013 . 9 ’ Brasil. Super 8 >> digital ]
MAR OCULTO, Dir: Heitor Luiz de Menezes [ 2017 . 2’24” Brasil. Super 8 >> digital ]
CEMITÉRIO DOS PÁSSAROS, Dir: Alexander de Moraes [ 2017 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
CACHOEIRA DE MACACU, Dir: Tetsuya Maruyama [ 2018 . 4’. Brasil . Super 8 ]
CONTINENTE, Dir: Diana Sandes e Gabi Carrera [ 2019 . 3’11” Brasil. Super 8 >> digital ]
POIESIS, Dir: Cynthia Salles, Christian Facin, Gabriela Guimarães e Lorrana Melo [ 2019 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
GUARDIÃO DOS CAMINHOS, Dir: Bruna Toscano, Ismael de Queiroz Dias e Milena Manfredini [ 2019 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
VERA, VELO… RECIPROCIDADE, Dir: Ana Galizia, Isabel Veiga, Gabriela de Lima Lopes, Leonardo Gelio e Pedro Henrique [ 2019 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
ESTUDO DE COR E GESTO, Dir: Tetsuya Maruyama [ 2019 . 2’ Brasil. Super 8 >> digital]
SHASHIN NO MA, Dir: Tetsuya Maruyama [ 2020 . 6’ Brasil. Super 8 >> digital ]
Em 2019, visando parcerias, o Super OFF – Festival Internacional de Cinema Super 8, que tem como principal sede a cidade de São Paulo, realizou sob a produção de Júlia Drebtchinsky, e suporte de Fred Benevides, em um coworking no Flamengo, a primeira oficina em tomada única do Festival na cidade do Rio. A oficina teve como convidado o realizador Clóvis Molinari Jr., grande entusiasta do formato, e atuou no intuito de promover novas aproximações de realizadores com processos coletivos em Super 8, fomentando a técnica e explorações de linguagem com este formato.
Fruto dessa oficina surgem três filmes coletivos: “Vera, Velo, Reciprocidade”, “Poiesis” e “Guardião dos Caminhos”, que acabaram premiados no Super OFF (São Paulo), Curta 8 (Curitiba) e Mostra do Filme Livre (Rio-São Paulo). Esses filmes porém nunca foram exibidos em película no Rio de Janeiro.
A experiência de seis edições com o Super OFF dá origem em 2019 ao 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm, que também promoveu atividades de formação dentre as quais uma oficina de animação em parceria com a Cinemateca do MAM, onde é realizado um curta coletivo em 16mm, exibido ao final do festival daquele ano que re-exibiremos também nessa sessão.
A Mostra Super 8 Carioca vem celebrar os filmes realizados em sua maioria por cariocas e/ou artistas-residentes na Grande Rio. A exceção fica para o filme “O cinema segundo Luiz Rô”, realizado pelo paulista Renato Coelho, uma homenagem à Luiz Rosemberg e uma intersecção à mostra Panorama Rosemberg.
A viagem está garantida!
In 2019, São Paulo’s International Super 8 Film Festival, Super OFF, produced their first one-shot film workshop in the city of Rio de Janeiro. The workshop was produced by Júlia Drebtchinsky, with the assistance of Fred Benevides, in a co-working space in Flamengo. Clóvis Molinari Jr., a great enthusiast of the film format, was invited to present and promote new approaches for the collective processes in Super 8, fostering the technique and language explorations with this format.
As a result of this workshop, three films were produced and will be presented for the first time in Rio de Janeiro: “Vera, Velo, Reciprocidade”, “Poiesis” and “Guardião dos Caminhos”. All three films won awards at the Super OFF (São Paulo), Curta 8 (Curitiba) and Mostra do Filme Livre (Rio-São Paulo) festivals.
In 2019, following six successful editions of the Super OFF, the first edition of 1666 – International Film Festival of 16mm was held. Some of the events included an animation workshop, which we will also re-display in the second edition.
The Super 8 Carioca Exhibition celebrates the films made by cariocas and/or artists residing in Grande Rio, with one exception, the film “The cinema according to Luiz Rô”, made by São Paulo’s director Renato Coelho. It is a tribute to Luiz Rosemberg and an homage to the Panorama Rosemberg exhibition.
The trip is guaranteed!
:: MONOCELULAR [ 2009 . 13’. Brasil. Super 8 >> digital ]
Dir: Felipe Cataldo
Sinopse: Satori; insight cósmico revelando que o caos é a razão para abraçarmos a origem da existência humana e retomarmos o ser de única célula; ou uma ligação móvel para o seu próprio aparelho.
Synopsis: Satori; cosmic insight revealing that chaos is the reason for us to embrace the human existence origin and resume the single cell being; or a mobile call for your own apparatus
:: SUPER DIÁLOGO / SUPER DIALOGUE [2013 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
Dir: Coletivo Filé de Peixe
Sinopse: SUPER-DIÁLOGO é a simulação de um meta-filme, uma reflexão visual e bem humorada sobre as razões estéticas e conceituais que motivam e justificam a produção e exibição de filmes em Super-8 nos dias de hoje, no atual estágio de avanço tecnológico. Filmado em tomada única através de convite do Curta 8 – 2013.
Synopsis: SUPER DIALOGUE is the simulation of a meta-film, a visual and humorous reflection on the aesthetic and conceptual reasons that motivate and justify the production and exhibition of films in Super-8 today, at the current stage of technological advancement. Shot in a single shot by invitation of Curta 8 – 2013.
:: E O AMOR FOI SE TORNANDO CADA DIA MAIS DISTANTE / LOVE HAS BECOME MORE DISTANT EVERYDAY [ 2013 . 9 ’ Brasil. Super 8 >> digital ]
Dir: Alexander de Moraes
Sinopse: A história de Mônica, que se tornou cega aos vinte e um anos, e como ela percebeu que estava perdendo a visão.
Synopsis: The story of Monica, who became blind at the age of twenty-one, and how she realized that was losing her sight.
:: CEMITÉRIO DOS PÁSSAROS / BIRD CEMETERY [2017 . 3’20”’ Brasil. Super 8]
Dir: Alexander de Moraes
Sinopse: Na secular ilha de Paquetá existe o único Cemitério de Pássaros do Brasil. Pessoas de todo o país atravessam a Baía de Guanabara para enterrar seu pássaros de estimação no local. O filme acompanha uma dessas viagens.
Synopsis: On the secular island of Paquetá there is the only Bird Cemetery in Brazil. People from all over the country cross Bahia de Guanabara to bury their pet birds there. The film accompanies one of these trips.
:: MAR OCULTO / HIDDEN SEA [ 2017 . 2’24” Brasil. Super 8 >> digital ]
Dir: Heitor Luiz de Menezes
Sinopse: O universo e o oceano seguem cercados de lendas, por serem ainda, praticamente inexplorados, isso faz com que até hoje mantenham-se os mitos e as crenças que envolvem os mares, o que faz levantarmos muitas dúvidas sobre o que é falso ou verdadeiro.
Synopsis: The universe and the ocean are still surrounded by legends, as they are still, practically unexplored, this still maintains the myths and beliefs that surround the seas, which raises many doubts about what is true or false.
:: O CINEMA SEGUNDO LUIZ RÔ / THE CINEMA ACCORDING TO LUIZ RÔ [ 2013 . 3’20”’ Brasil. Super 8 ]
Dir: Renato Coelho
Sinopse: Luiz Rosemberg Filho e seu reino encantado.
Synopsis: Luiz Rosemberg Filho and his enchanted kingdom.
:: CONTINENTE / CONTINENT [ 2019 . 3’11” . Brasil . Super 8 >> digital ]
Dir: Diana Sandes e Gabi Carrera
Sinopse: Ela se debruça sobre o ponto onde o oceano e o continente se tocam.
Synopsis: She looks at the point where the ocean and the continent touch.
:: POIESIS [ 2019 . 3’20” . Brasil. Super 8 ]
Dir: Cynthia Salles, Christian Facin, Gabriela Guimarães e Lorrana Melo
Sinopse: Em Poíesis, a película do Super 8, linguagem resgatada como alternativa político-poética, choca-se com a pintura, enquanto objeto de estudo. O curta traz uma discussão visual sobre a história da arte, desde a libertação do chassis. Propõe-se, assim, um filme-pintura que discute dois suportes que, como técnicas, se renovaram e mudaram constantemente. A partir do pintar(-se), Poíesis debate a emancipação da arte em suas técnicas e leva o espectador a sair da zona confortável da representação, quebrando e rasgando o lugar comum.
Synopsis: In Poíesis, the Super 8 film, a language rescued as a political-poetic alternative, clashes with painting as an object of study. The short brings a visual discussion about the history of art, since the release of the chassis. Thus, a film-painting is proposed that discusses two supports that, as techniques, were constantly renewed and changed. From painting (himself), Poíesis debates the emancipation of art in its techniques and takes the viewer out of the comfortable zone of representation, breaking and tearing the common place.
:: GUARDIÃO DOS CAMINHOS / GUARDIAN OF THE PATHS [ 2019 . 3’20” . Brasil. Super 8 ]
Dir: Bruna Toscano, Ismael de Queiroz dias e Milena Manfredini
Sinopse: Caminhos abertos para o mensageiro passar.
Synopsis: Open paths for the messenger to pass.
:: VERA, VELO, RECIPROCIDADE / VERA, VELO, RECIPROCITY [ 2019 . 3’20” . Brasil. Super 8 ]
Dir: Ana Galizia, Isabel Veiga, Gabriela de Lima Lopes, Leonardo Gelio e Pedro Henrique
Sinopse: A poesia concreta de Augusto de Campos, “Cidade, City, Cité”, inspirou o olhar cinematográfico sobre a cidade do Rio de Janeiro. As imagens são um convite para ver a cidade, transmitindo velocidade, reciprocidade e veracidade.
Synopsis: Augusto de Campos’ concrete poetry, “City, City, Cité”, inspired the cinematic look on the city of Rio de Janeiro. The images are an invitation to see the city, conveying speed, reciprocity and veracity.
:: ESTUDO DE COR E GESTO / STUDY OF COLOUR AND GESTURE [ 2019 . 2’ . Brasil. Super 8 >> digital ]
Dir: Tetsuya Maruyama
Sinopse: Procura eterna de cores e gestos que nos cercam no contexto cotidiano, pessoal mas tão universal, acionada pela passagem de luz.
Synopsis: Eternal search for colors and gestures that surround us in the everyday context, personal but so universal, triggered by the passage of light.
:: CACHOEIRA DE MACACU / MACACU WATERFALL
[ 2018 . 4’. Brasil . Super 8 ]
Dir: Tetsuya Maruyama
Sinopse: Um registro de alguns dias em Cachoeira de Macacu, percorrendo ao seu redor enquanto ocorre uma filmagem de documentário sobre Mata Atlântica. tomada única em super 8, já editado dentro da câmera. outubro 2018, Cachoeira de Macacu.
Synopsis: A record of a few days in Cachoeira de Macacu, running around it while filming a documentary about the Atlantic Forest. single shot in super 8, edited inside the camera. October 2018, Macacu Waterfall.
:: SHASHIN NO MA [ 2020 . 6’ . Brasil . Super 8 >> digital ]
Dir: Tetsuya Maruyama
Sinopse: Em japonês, 間 (MA) é descrito como uma consciência de intervalo/espaço, não no sentido de uma entidade tridimensional fechada, mas sim a consciência de forma e não-forma derivada de uma intensificação de sentidos.
*Esta é uma versão editada digitalmente de materiais originalmente preparados para a performance, “Cine間(MA)- Ausência Acionada Por Um Terceiro Corpo”.
Synopsis: In Japanese, 間 (MA) is described as an interval/space consciousness, not in the sense of a closed three-dimensional entity, but rather the form and non-form consciousness derived from an intensification of meanings.
*This is a digitally edited version of materials originally prepared for the performance, “Cine 間 (MA) – Absence Driven by a Third Body”.